Esse campeonato é controverso e muitos não o consideram legítimo. O “Mundial de 51” foi o primeiro campeonato interclubes do mundo no qual o Palmeiras se consagrou campeão.

O Campeonato foi elaborado pela CBD(Confederação Brasileira de Desportos) e FIFA que autorizou e auxiliou na organização, esse evento ocorreu no Brasil, no período de 30 de junho à 22 de julho, sendo disputado em 18 partidas, onde no total foram marcados 68 gols e uma média de público de quase 37 mil pessoas por partida. Era formado por 8 equipes da Europa e América do sul, que fizeram suas partidas nos estádios do Pacaembu e Maracanã respectivamente.

A Copa Rio de 51, é reconhecida pela entidade máxima do futebol, então em tese o Alviverde é o primeiro campeão mundial, porém não é usado essa nomenclatura para a taça de campeão. Foi uma versão da Copa do Mundo de 1950, onde cada seleção ia mandar uma equipe para representa-lo, entretanto ouve alguns imprevistos e acabou sendo realizada a competição com apenas 8 clubes( no formato original era 16, como no antigo formato da Copa do Mundo), onde o Alviverde derrotou a Juventus na final do torneio.

Segundo notícia divulgada no site da FIFA “Em reunião realizada em São Paulo no dia 27 de junho de 2014, o Comitê Executivo concordou com o pedido apresentado pela CBF para reconhecer o torneio disputado em 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição Interclubes e o Palmeiras como o seu vencedor”.

A contradição se dá pelo fato da entidade organizadora só usar o termo “Mundial de Clubes” apenas em 2000, quando o Corinthians se tornou campeão ao derrotar o Vasco na final. O que acarretou na dúvida da procedência do torneio, pois nesta época não existia o “padrão FIFA”. Mas com essa anulação várias equipes pelo mundo seriam prejudicadas, como São Paulo, Grêmio, Santos entre outras.

O maior argumento é a própria alegação da FIFA que comprova a autenticidade da competição interclubes, com isso o fato do torneio ter outro nome não o torna irregular ou menos importante do que a primeira competição realizada em 51. Portanto, sim o Palmeiras é campeão Interclubes(atual Mundial).

Anúncios